terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Roma 1960

Roma, 1960

Após conquistar a medalha de prata em três edições consecutivas do Torneio Olímpico de Futebol, a habilidosa seleção da Iugoslávia finalmente foi recompensada por sua persistência e conquistou a medalha de ouro.

Dessa vez, a sorte estava do lado dos iugoslavos, que passaram às semifinais no cara e coroa depois de empatarem com a Bulgária. Na partida seguinte, a equipe empatou com a Itália em 1 a 1 e só se classificou para a final ao vencer mais um sorteio. Jogando em casa, a seleção italiana contou com os meio-campistas Gianni Rivera e Giovanni Trapattoni, que no futuro se tornaria um dos maiores técnicos do mundo.

Na disputa pelo ouro, contra a Dinamarca a Iugoslávia mostrou que os resultados dos sorteios não poderiam ter sido mais justos. Logo no primeiro minuto de partida, o capitão Milan Galic acertou um forte chute de fora da área para abrir o placar. Zeljko Matus fez o segundo aos 11 minutos diante de mais de 23 mil espectadores no Estádio Flaminio. Galic acabou sendo expulso de campo por insultar o árbitro, mas Borivoje Kostic fez mais um gol para garantir a vitória. Flemming Nielsen descontou para os dinamarqueses, mas já era tarde e a partida terminou em 3 a 1.

Galic foi o artilheiro da competição com sete gols, um a mais que Kostic.

Apenas três países de fora do bloco soviético conquistaram medalhas no futebol entre 1952 e 1980. Além da prata da Dinamarca, Suécia e Japão ficaram com o bronze em 1952 e 1968, respectivamente.

O Torneio Olímpico de Futebol em Roma marcou uma mudança significativa na estrutura da competição, até então disputada inteiramente no sistema de mata-mata. Foi incluída uma primeira fase de grupos com quatro equipes, com o que cada seleção passou a disputar um mínimo de três partidas. Desde então, esse tem sido o regulamento adotado. Em 1960, apenas os campeões de cada grupo se classificaram para as semifinais.

A Hungria, que havia perdido o núcleo da sua seleção devido à revolução no país, conseguiu ficar com a terceira colocação ao derrotar a Itália por 2 a 1 na disputa do bronze.
Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...