terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Tóquio 1964

Tóquio, 1964

O novo regulamento do Torneio Olímpico de Futebol determinou a classificação dos segundos colocados de cada grupo. Consequentemente, passou a haver a disputa das quartas-de-final.

Antes mesmo da cerimônia de abertura, os Jogos Olímpicos de 1964 ficaram manchados por uma tragédia ocorrida durante partida eliminatória entre Peru e Argentina em Lima, em que 328 pessoas morreram. A desgraça marcou o início de uma série de problemas. A Coreia do Norte, por exemplo, abandonou os Jogos depois que alguns dos seus atletas de natação e atletismo foram suspensos por participarem de competições não autorizadas.

A Itália também decidiu não competir após ser acusada de convocar jogadores profissionais de futebol. Alguns integrantes da seleção olímpica italiana jogavam pela Internazionale de Milão e haviam participado até mesmo da vitória sobre o Real Madrid na final da Liga dos Campeões da UEFA.

Certamente, também houve bons momentos em Tóquio. Pela primeira vez na história das Olimpíadas, duas seleções africanas, Gana e Egito, passaram para a segunda fase. Os egípcios venceram Gana por 5 a 1, mas foram eliminados na semifinal pela Hungria, que os derrotou por 6 a 0 com nada menos do que quatro gols de Ferenc Bene.

Entretanto, aquela não foi a melhor atuação de Bene, que marcou seis gols na primeira rodada contra o Marrocos e se sagrou artilheiro da competição com 12 gols. A Hungria também balançou as redes seis vezes na eletrizante vitória contra a Iugoslávia por 6 a 5 com quatro gols de Tibor Csernai e outro de Bene.

Na disputa pela medalha de ouro, a Hungria levou a melhor diante de mais de 65 mil espectadores no Estádio Nacional. Os húngaros venceram a Tchecoslováquia por 2 a 1 com um gol contra do zagueiro Vladimir Weiss e um de Bene.

Na disputa do bronze, a Alemanha Oriental conseguiu a sua primeira medalha ao derrotar o Egito por 3 a 1.

Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...