quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Melbourne 1956

Melbourne, 1956

Devido à Revolução Húngara e à consequente reação da União Soviética, apenas 11 países participaram do Torneio Olímpico de Futebol de 1956, que foi a menor competição desde os Jogos de 1908 e 1912.

A União Soviética conquistou a sua primeira medalha olímpica no futebol, justamente a de ouro, logo na segunda participação do país no torneio. Embora os soviéticos não tivessem o costume de cultuar as celebridades, não devem ter ficado nada tristes com o surgimento do goleiro Lev Yashin, que sofreu apenas dois gols em quatro partidas e alcançaria ainda mais glórias no futuro. Conhecido como "Aranha Negra", Yashin participou de três edições da Copa do Mundo da FIFA, defendeu mais de cem pênaltis e disputou 78 jogos pela seleção ao longo da sua carreira.

No caminho rumo à decisão, os soviéticos quase não conseguiram passar pela esforçada seleção da Indonésia nas quartas e venceram por pouco a Bulgária na semifinal.

Os indonésios armaram sua própria cortina de ferro lá atrás, mantendo dez jogadores dentro da área e apenas um atacante no campo adversário quando os soviéticos estavam com a posse de bola. A retranca funcionou, e os asiáticos conseguiram arrancar um empate sem gols contra os favoritos. Na partida de desempate, entretanto, a União Soviética conseguiu se impor e venceu por 4 a 0 com dois gols de Sergei Salnikov.

Nas semifinais, o lateral direito Nikolai Tisjenko fraturou a clavícula, mas permaneceu em campo com uma tipoia, pois as substituições ainda não eram permitidas. Após um 0 a 0 no tempo regulamentar, Ivan Kolev abriu o placar para a Bulgária durante a prorrogação, mas os soviéticos conseguiram a virada por 2 a 1 com gols de Eduard Streltsov e Boris Tatushin.

Na final, a União Soviética derrotou a Iugoslávia por 1 a 0 com um gol de Anatoly Ilyin aos três minutos do segundo tempo. Zlako Papec teria empatado a partida ao fazer o seu, mas o juiz assinalou impedimento, e os iugoslavos ficaram apenas com a medalha de prata pela terceira vez consecutiva.

A Bulgária conquistou a sua primeira medalha olímpica no futebol ao derrotar a Índia na disputa do bronze por 3 a 0 com dois gols de Todor Diev.
Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...