sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Paris 1924

Paris, 1924

O Torneio Olímpico de Futebol ultrapassou as fronteiras do hemisfério norte com a participação de uma seleção sul-americana em 1924. A habilidosa equipe do Uruguai fez uma estreia inesquecível na competição.

O futebol mundial nunca mais seria o mesmo. Os uruguaios, praticamente desconhecidos na Europa, rapidamente se tornaram a sensação do torneio, goleando a Iugoslávia por 7 a 0. Os sempre perigosos Pedro Cea e Pedro Petrone marcaram dois gols cada.

O craque José Leandro Andrade, o primeiro jogador da história a ser apelidado de "Pérola Negra" (o segundo foi ninguém menos do que Pelé), era o maestro do meio de campo. Com uma categoria impressionante, ele conduziu a Celeste à final contra a Suíça. Para chegar lá, os uruguaios derrotaram os EUA por 3 a 0 com dois gols de Petrone e um de Scarone, a França por 5 a 1 e a Holanda por 2 a 1 na semifinal.

Depois da derrota, a Holanda reclamou da marcação de um pênalti que deu a vitória aos uruguaios, mas o protesto não foi acatado. Os charrúas também contestaram a decisão do Comitê Olímpico, que havia selecionado justamente um árbitro holandês para apitar a final. Cedendo à reivindicação dos sul-americanos, o comitê fez um sorteio para decidir quem seria o juiz na disputa pela medalha de ouro, e o sorteado foi o francês Marcel Slawick.

Na outra semifinal, a Suíça venceu a Suécia por 2 a 1 com dois gols de Max Abegglen, mas quase precisou abandonar a competição por problemas financeiros. A passagem dos suíços de volta para casa era válida por apenas dez dias, e os recursos da delegação helvética haviam se esgotado. O país só seguiu na disputa graças ao jornal Sport, que fez um apelo aos leitores e conseguiu angariar a quantia necessária.

Mas o dinheiro não compra a felicidade, nem medalhas de ouro olímpicas. Mais de 40 mil torcedores lotaram o Estádio Colombes, e outros dez mil ficaram do lado de fora e não puderam ver o Uruguai receber a medalha de ouro. O placar final foi de 3 a 0 para os uruguaios, com gols de Petrone no primeiro tempo e de Cea e Angel Romero na etapa complementar.

A disputa pela terceira colocação precisou ser decidida em duas partidas. Após um empate em 1 a 1, a Suécia ficou com o bronze ao vencer os holandeses por 3 a 1, graças a dois gols de Sven Rydell.

Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...