quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Amsterdã 1928

Amsterdã, 1928

Se ainda restavam dúvidas sobre o talento do Uruguai mesmo após o ouro nas Olimpíadas de 1924, elas se dissiparam quatro anos mais tarde, quando os sul-americanos foram bicampeões olímpicos. Oito integrantes da equipe que jogara em Paris estavam novamente presentes, entre eles Andrade, José Nasazzi e Hector Scarone.

O torneio contou com algumas partidas inesquecíveis, em especial as disputadas pela Itália. Logo na rodada de abertura, a Azzurra bateu a França por 4 a 3 em um confronto eletrizante. Na fase seguinte, após um empate em 1 a 1 com a Espanha, foi necessário um jogo extra contra os ibéricos, que perderam pelo placar de 7 a 1. Os italianos foram derrotados apenas na semifinal por 3 a 2 pelo Uruguai, que balançou as redes com Pedro Cea, Antonio Campolo e Scarone.

Argentina, Chile e Uruguai foram os representantes da América do Sul em Amsterdã. Os argentinos golearam os EUA por 11 a 2 na primeira rodada, com três gols de Roberto Cherro e quatro de Domingo Tarasconi, e depois venceram a Bélgica nas quartas-de-final e o Egito por 6 a 0 na semifinal. Tarasconi foi o artilheiro da competição com 11 gols.

Embora os uruguaios não tivessem feito uma campanha tão espetacular quanto a da seleção albiceleste, mostraram a mesma eficiência para derrotar a Holanda por 2 a 0, a Alemanha por 4 a 1 e a Itália por 3 a 2 na semifinal.

Na primeira final sul-americana da história dos Jogos Olímpicos, Argentina e Uruguai empataram em 1 a 1. Três dias mais tarde, foi realizada uma partida de desempate dirigida por um árbitro holandês (lembram-se de 1924?). A equipe do Uruguai - a partir de então compreensivelmente chamada de Celeste Olímpica - escalou cinco jogadores que não haviam atuado no primeiro jogo e venceu por 2 a 1 graças a um gol de Scarone em contra-ataque e outro de Roberto Figueroa. O gol da Argentina foi marcado por Luis Monti, que também jogou a Copa do Mundo da FIFA 1930 pela sua terra natal antes de se naturalizar para defender a Itália em 1934.

Dois anos mais tarde, as equipes voltaram a se enfrentar em Montevidéu na final da primeira edição do maior evento do futebol mundial. O Uruguai venceu o duelo e conquistou o seu terceiro título de grande prestígio em apenas seis anos.

A Itália ficou com a medalha de bronze após golear o Egito por 11 a 3. A partida foi marcada por um feito raro no futebol: três jogadores, Angelo Schiavio, Elvio Banchero e Mario Magnozzi, anotaram três gols na mesma partida.

Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...