sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Antuerpia 1920

Antuérpia, 1920

Após um intervalo de oito anos devido à Primeira Guerra Mundial, a bandeira olímpica com os cinco famosos anéis entrelaçados foi içada pela primeira vez na Bélgica, que foi o palco mundial do futebol em 1920.

Aos poucos, o Torneio Olímpico de Futebol estava se expandindo. Foram 14 seleções participantes, inclusive uma de fora da Europa, o Egito. Aliás, os egípcios não fizeram feio na estreia, perdendo por apenas 2 a 1 contra a Itália. Entretanto, as principais manchetes foram sobre a surpreendente eliminação da Grã-Bretanha, então bicampeã olímpica, que foi derrotada por 3 a 1 pela Noruega logo na primeira partida.

Dispensada de jogar a rodada de abertura, a Bélgica venceu por 3 a 1 a Espanha, que tinha no gol o futuro astro Ricardo Zamora. Na semifinal, os anfitriões seguraram o ataque da Holanda e venceram por 3 a 0.

Na sua primeira competição internacional, a Tchecoslováquia marcou 15 gols e sofreu apenas um no caminho até a final, mostrando que poderia ficar com o título. Mas os tchecos não terminaram o que iniciaram contra os belgas na disputa pela medalha de ouro. Aos 39 minutos de partida, quando o placar era de 2 a 0 para os donos da casa, os tchecos abandonaram o campo em protesto pela expulsão de um dos seus jogadores. Consequentemente, a Bélgica foi declarada campeã olímpica. Os gols da decisão foram marcados por Robert Coppee aos seis minutos e por Henri Larnoe aos 30.

Foi necessário organizar partidas extras para determinar quem ficaria com a medalha de prata. A França se recusou a jogar, pois boa parte do plantel já havia voltado para casa. Assim, Itália, Noruega, Espanha e Suécia jogaram um mata-mata para decidir quem enfrentaria a Holanda pela segunda colocação. A Espanha ficou com a vaga e venceu os holandeses por 3 a 1.

O sueco Herbert Karlsson foi o artilheiro do torneio com sete gols, cinco dos quais marcados na goleada sobre a Grécia por 9 a 0 na primeira rodada.
Anúncio

Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...