sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Futebol Olimpico - Estocolmo 1912

Estocolmo, 1912

Em um acontecimento raro na história dos Jogos Olímpicos, todos os medalhistas da competição anterior estiveram presentes em Estocolmo. Onze seleções participaram do Torneio Olímpico de Futebol, que introduziu o costume de disputar a modalidade fora da cidade-sede. Rasunda e Traneburg também abrigaram partidas do evento.

A Grã-Bretanha foi dispensada de disputar a primeira rodada e venceu na sua estreia com facilidade contra a Hungria por 7 a 0 com seis gols de Harold Walden, que também foi o autor de todos os gols da vitória seguinte por 4 a 0 sobre a Finlândia. A Dinamarca foi outra que teve um caminho tranquilo, goleando a Noruega por 7 a 0 na segunda rodada e a Holanda por 4 a 1 na semifinal.

Mais uma vez os bretões venceram os dinamarqueses na disputa pelo ouro, marcando todos os seus gols na etapa inicial. Gordon Hoare balançou duas vezes as redes, enquanto Arthur Berry e Walden completaram a vitória por 4 a 2 diante de 25 mil espectadores no Estádio Olímpico. Ole Anthon Olsen anotou os dois gols dos escandinavos, um em cada etapa.

A Dinamarca jogou sem Poul Nielsen, um dos principais goleadores da equipe, e aos 15 minutos perdeu o meio-campista Charles Buchwald, que saiu contundido. Como as substituições ainda não eram permitidas, a seleção dinamarquesa ficou com apenas dez jogadores em campo até o final da partida. Walden terminou a competição com 11 gols e foi o artilheiro entre as equipes que disputaram medalhas. Na disputa pelo bronze, os holandeses não tomaram conhecimento da Finlândia, vencendo por 9 a 0 com cinco gols de Jan Vos.

Como não houve nenhuma fase disputada em grupos e algumas das seleções haviam sido eliminadas depois de apenas uma ou duas apresentações, foi organizado um torneio de consolação para decidir as últimas colocações. Em uma das partidas, a Alemanha venceu a Rússia por 16 a 0 e Gottfried Fuchs igualou o recorde do dinamarquês Sophus Nielsen, que quatro anos antes havia marcado dez gols em um único jogo. Na época, circularam boatos de que o Czar russo ficou tão triste com a goleada que se recusou a pagar a viagem dos jogadores de volta para casa.

A Hungria venceu a final do torneio de consolação por 3 a 0 contra a Áustria.

Fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...