sábado, 2 de janeiro de 2010

Barcelona 1992 - Futebol Olímpico

Barcelona, 1992

Foram poucas as vezes em que o país anfitrião conseguiu conquistar o ouro olímpico no futebol, mas a Espanha chegou lá de forma dramática, com uma vitória de virada sobre a Polônia no Estádio Camp Nou. Francisco "Kiko" Narvaez definiu o jogo já nos descontos encobrindo o goleiro Aleksander Klak em frente a uma platéia de 95 mil espectadores, entre eles o Rei Juan Carlos, a Rainha Sofia e o presidente do COI, Juan Antonio Samaranch.

A Polônia abriu o marcador com Wojciech Kowalczyk nos acréscimos da primeira etapa, mas a Espanha empatou com uma cabeçada de Abelardo aos 20 do tempo complementar, cinco minutos após a chegada do Rei Juan Carlos. Kiko colocou o selecionado anfitrião à frente aos 25, mas a Polônia empatou seis minutos depois com Ryszard Staniek, assegurando muita emoção nos minutos finais.

A Espanha havia dado um show na primeira fase, batendo Colômbia, Egito e Catar com oito gols marcados e nenhum sofrido na soma dos três jogos. Os espanhóis depois derrotaram a favorita Itália nas quartas por 1 a 0, gol de Quico, e em seguida eliminaram Gana por 2 a 0 nas semifinais.

Os ganeses, que tinham a seleção com a média de idade mais baixa (18,8 anos), surpreenderam ao levar o bronze, primeira medalha de um país africano no futebol olímpico. O terceiro lugar veio após a vitória por 1 a 0 sobre a Austrália, outra surpresa do torneio. O gol saiu em uma falta cobrada por Isaac Asare aos 20 minutos de jogo, cinco minutos após o goleiro ganês Ibrahim Dossey defender um pênalti. Dossey depois se lesionou e obrigou o selecionado a encerrar o jogo com o terceiro reserva Simon Addo no gol.

O torneio foi um sucesso artístico, mas a organização ficou decepcionada com o público total em comparação com outras competições recentes de sucesso. Somente 466.300 espectadores assistiram aos 32 jogos, com uma média de apenas 14.572 por partida. Os espanhóis que não compareceram deixaram de ver muitos craques do futuro, como o colombiano Faustino Asprilla, o sueco Tomas Brolin, o italiano Dino Baggio, o australiano Mark Bosnich e o prata da casa Luis Enrique.

fonte: fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...