domingo, 10 de novembro de 2013

Primeiro Campeão de nossa historia





Estaca Zero primeiro Campeão de nossa História.

Em 1959 foi realizado o primeiro campeonato da história do lugar onde hoje se chama Assunção, foi a prefeitura de Taperoá quem organizou, e quem faturou foi o time da casa. Vencendo Taperoá na final com dois gols de Abel, que ainda fez outro que foi anulado pelo arbitro da partida (que era de Taperoá). O arbitro deveria ser o senhor José Candido, mas ficou acertado que o arbitro seria o de Taperoá mesmo.

José Candido disse ao jogador Abel artilheiro do jogo: "Ei deste sorte porque estes gols seus foram impedidos, se fosse eu teria dado impedimento!", detalhe que é confirmado pelo próprio Abel. Isso não apaga a conquista de forma brilhante ao longo do campeonato, que o time mostrou toda força ao derrotar Santa Luzia no último jogo da fase de classificação, o time precisava da vitoria e venceu por 2x1 com um golaço de Luizinho, no finalzinho do jogo.


O placar final foi 2x1, detalhe é que jamais foi entregue a taça, o prefeito de Taperoá organizou uma festa de comemoração para os times, detalhe isso já havia sido combinado com antecedência.





Time: Zé Nezinho, Humberrier, Luizinho, Vieira, Zé Vieira, Acácio, Vieira, Quidim, Luizinho, Abel,  Atemisto Vieira.
Damião, Cícero, João, José, Augusto, Zezinho.
  
O grande nome do Campeonato foi Atemisto Vieira, marcou 8 gols, primeiro grande artilheiro e primeiro grande jogador de Assunção - PB, na época chamada ainda de Estaca Zero.
 Ele também é o fundador do nosso  futebol ele é o nosso Charles Miller.
Que trouxe o futebol e foi peça importante na conquista e sendo artilheiro da Competição, coisas que coincidentemente ocorreram na vida de Charles Miller. 

O pioneirismo de Atemisto Vieira foi reconhecido e, há na uma praça com seu nome, detalhe que nela há uma miniatura de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...