sábado, 21 de julho de 2018

Futebol Olimpico - 1904

Saint Louis - 1904

Galt FC - Campeão em 1904, foram três os participantes; dois norte americanos: Christian Brothers College e St. Rose School, mais o representante do vizinho e irmão Canadá, Galt Football Club que levou a melhor na decisão contra o Christian Brothers College. Ganhou sem deixar sombra de dúvidas pelo placar de 7x0 e ficou com o ouro.

O Galt Footbal Club/Canadá teve como time base a seguinte escalação: Linton; Ducker,e Gourley; Fraser, Johnson e Lane; Taylor, Steep, Hall, McDonald e Twaits.
O Christian Brothers: Mengues; Lydon e Thomas January; John January, Charles January e Ratican; Brittingham, Cudmore, Bartiff, Brockmeyer e Lawler.
Saint Rose: Frost; George Cooke e Harry Jameson; Brady, Dooling (Johnson) e Dierkes; Cosgrove, O'Connell, Claude Jameson, Tate e Thomas Cooke

Detalhes
Essas olimpiadas foram marcadas pela humilhação, os organizadores submetiam os pigmeus, nativos da america do sul, africanos a um verdadeiro constrangimento, eles ficavam assustados, com medo em meio a um estadio cheio de espectadores tropeçavam nas proprias pernas, tambem pudera eles eram pessoas que na sua maioria que apenas pescava ou caçava para sobreviver.

Esses jogos eram um verdadeiro circo a os espectadores era a platéia , os nativos os palhaços! Isso ficou conhecido como "jogos antropologicos"
Irritado com isso o barão de coubertain disse: "esses que não sabem hoje arremessar um dado, um dia serão melhores que vocês!"

Foram realizados 390 competições - O Barão de Coubertaim, presidente do COI, homologou APENAS 88 !
O decatlo foi criado nessa época porém seu reconhecimento por parte do COI, só se deu em 1954, sendo o campeão o irlandes Thomas Kiely, portanto,meio século depois.

O futebol, diferente de outras modalidades que foram reprovadas pelo Barão de Coubertaim, Presidente do Comitê Olímpico Internacional,  foi homologado Sim pela entidade máxima que reje a maior competição do Esporte de todo o mundo.

É bom lembrar que o Comitê Olimpico Internacional, reconhece tais feitos e estes clubes juntos com seus jogadores estão na seleta galeria dos campeões olímpicos.


Estatisticas

Data Resultados Gols
16/11 Galt FC 7 x 0 Christian Bothers Alexander Hall (3), McDonald (2), Frederick Steep e Tom Taylor
17/11 Galt FC 4 x 0 Saint Rose Tom Taylor (2), Hendersen (1) e (1) Gol Contra (* Sem registro de quem fez,era comum não colocar nome de quem fez gol contra)
20/11 Christian Bothers 0 x 0 Saint Rose --
Jogo Desempate para o 2ª lugar
21/11 Christian Brothers 0 x 0 Saint Rose --
23/11 Christian Bothers 2 x 0 Saint Rose (* Sem registros dos autores)

O regulamento de Saint Louis 1904, era um Torneio por Pontos Corridos e acrescentava que "Se houver empate, haverá nova partida entre as equipes contendoras".

Classificação Final J V E D GM GS
01- Galt FC (Canadá) 2 2 0 0 6 0

02- Christian Brothers College (EUA) 4 1 2 1 2 7

03- Saint Rose School (EUA) 4 0 2 2 0 6

Fonte: Reinaldo Carlos da Silva.
em materia para o site: www.campeoesdofutebol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto do Brasil vice campeão do mundo 1950

Foto do elenco (titulares e reservas) Imagem: CBF