sexta-feira, 12 de março de 2010

Futebol Olimpico - Munique 1972

Munique, 1972

A Hungria buscava a sua terceira medalha de ouro consecutiva na Alemanha, mas foi derrotada na final por 2 a 1 pela Polônia, que contava com o meio-campista Kazimierz Deyna. Os poloneses estavam perdendo por 1 a 0 no intervalo, mas conseguiram a virada diante de 80 mil espectadores no Estádio Olímpico de Munique favorecidos por uma forte ventania que soprava a seu favor.

Deyna marcou os dois gols na final e um total de nove no torneio, mas ele não era o único astro da seleção polonesa. Robert Gadocha e Grzegroz Lato, que brilharia na Copa do Mundo da FIFA 1982, também foram muito importantes para a conquista.

A Hungria estava invicta nas Olimpíadas desde 1960, quando perdera a semifinal para a Dinamarca por 2 a 0. Desde então, havia vencido 16 partidas e empatado apenas duas.

Entretanto, não havia dúvidas de que a Polônia era a melhor equipe do torneio, que foi disputado em duas fases de grupos de quatro seleções cada em vez de ter quartas-de-final e semifinais. Os poloneses venceram as três partidas da primeira fase. Derrotaram a Colômbia por 5 a 1 com três gols de Gadocha e dois de Deyna, golearam Gana por 4 a 0 com mais dois de Gadocha e um de Deyna e venceram a Alemanha Oriental por 2 a 1 com dois gols de Jerzy Gorgon.

Na segunda fase de grupos, a Polônia chegou à final após empatar em 1 a 1 com a Dinamarca, vencer a União Soviética de virada por 2 a 1 e massacrar o Marrocos por 5 a 0 com mais quatro gols de Deyna.

Em um raro confronto entre as duas Alemanhas na segunda fase da competição, os orientais venceram os ocidentais por 3 a 2. Joachim Streich e Eberhard Vogel fizeram um gol cada na etapa complementar para garantirem a segunda colocação do grupo.

Na disputa do bronze, a Alemanha Oriental empatou com a União Soviética em 2 a 2 e, como nenhum critério de desempate havia sido definido, pela primeira vez na história das Olimpíadas duas seleções tiveram de dividir as medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

15 de Agosto F.C. 1999

15 de Agosto F.C. - 1999 Em pé: Dagama, Vavá de Paizinho, Bá de Zé de Bilinha, Damião Testa, Antônio Caetano e Porco Seco. Agachados: Fi de ...